Blog

AZEITE BOM É AZEITE FRESCO!

Qual a principal característica de um bom azeite de oliva para você? Quando pensamos em um azeite de oliva de qualidade, geralmente ocorre acidez, cor e há quem pense em aroma ou paladar, que não deixam de ser importantes e todos tem a ver com qualidade.

Mas o que vai determinar a qualidade mais importante de um azeite é o frescor do produto. Vamos entender melhor?

ACIDEZ
Em algum momento falou-se muito sobre a acidez dos azeites e sua qualidade, porém não somente a acidez diz respeito à qualidade. E ainda mais que, acredite, nem conseguimos sentir a acidez! Ela é um dado químico que se refere a quantidade de ácido que vai sendo produzida pela fermentação que se inicia logo após a colheita da azeitona: quanto mais rápido o azeite é extraído, menor a quantidade de acidez presente nele.

COR
A cor do azeite também não diz muito. Quanto menos maduras as olivas forem colhidas, mais verde será o azeite (e também com mais picância e amargor). Posto que é um produto de origem vegetal, ele reage à luz, seja ela do sol ou à luz artificial. É justamente por esse motivo que o Azeite Pedregais é envasado em vidros escuros. E até mesmo a oxidação não influencia nos benefícios que ele pode proporcionar à nossa saúde. A interferência da luz e do tempo desde a extração faz com que ele venha a ficar mais amarelado e perca notas sensoriais, como aroma e paladar.

AH, O FRESCOR!
Importante mesmo é o frescor.
A oliva é uma fruta, correto? E como você costuma beber suco de frutas? Fresco! Sim, o frescor determina a qualidade do suco, nesse caso, do óleo extra virgem obtido das olivas.
O Azeite Pedregais é extra virgem e o que determina isso é o processo de extração. As olivas são lavadas e o azeite extraído a frio tão logo colhidas. E daí vai para a garrafa. Esse processo, livre de qualquer outra interferência, garante o frescor do nosso azeite e conserva sabor e aroma. Fresco como um bom suco de frutas deve ser.

TEMPO DE CONSUMO
E o tempo de consumo? Quanto mais cedo você adquirir o azeite de uma safra, sem dúvida maior frescor terá e mais saboroso será.
Os sabores e aromas perdem suas características com o tempo mesmo tendo envase adequado, pois o azeite é um produto oxidável, como tudo que é orgânico. Para que o seu azeite se conserve melhor, você deve manter a garrafa fechada em um lugar seco, arejado, livre da luz direta — de preferência no escuro. Uma vez aberta a garrafa, é melhor consumir em no máximo 30 dias. Ainda, pode-se observar que há tipos de azeite, como o Pedregais Picual, que possuem maior conteúdo de antioxidantes, os polifenóis: isso faz com que o azeite tenha mais durabilidade quando ainda engarrafado.


A dica é: consuma azeite de oliva extra virgem sem moderação! Peça aqui seu Azeite Pedregais!